robo com notebook.jpg
TECNOLOGIA

Descomplicando a tecnologia necessária para seu estabelecimento

roteador e rede.jpg

Descomplicando o uso de Roteadores e seus principais aspectos e características. O modelo ideal pra você.

Número de portas

Para conectar mais de um computador à rede, é preciso que o roteador tenha várias portas disponíveis. Quanto mais entradas existirem, maior a quantidade de computadores integrados. Por isso, o ideal é que o aparelho tenha no mínimo quatro portas.

Antenas integradas

Opte sempre por roteadores que oferecem a possibilidade de trocar o receptor. Com isso, caso queira uma antena de maior potência (maior dbi), pode substituir sem qualquer problema.

Protocolo Wi-Fi

O protocolo 802.11g é o mais popular, tanto por seu preço quanto pela existência de modelos que utilizam esse formato. Já os roteadores wireless 802.11n são muito mais potentes, o que explica o fato de serem bem mais caros.

Abertura da banda

Esse critério é voltado apenas para roteadores com protocolo 802.11n, que possuem frequência de 2,4 e 5 GHz. Os modelos de banda dupla podem alternar entre esses dois valores, atingindo melhores resultados do que aqueles que utilizam apenas o de 2,4 GHz.

A diferença não está apenas na possibilidade de trocar entre um em outro, mas no desempenho obtido pelo sinal. Os aparelhos de banda dupla emitem ondas que não sofrem tanta interferência de objetos no ambiente, o que é refletido na velocidade.

Firewall

Os aparelhos já possuem uma proteção nativa pré-instalada, que faz com que usuários mal intencionados fiquem longe de sua rede. Contudo, determinados modelos utilizam diferentes firewalls, sendo uns mais eficazes do que outros.

Os roteadores que utilizam o sistema NAT são os mais comuns de serem encontrados, porém apresentam um nível de segurança baixo em relação aos padrões atuais. Já os roteadores com firewall SPI são mais seguros, visto que são capazes de barrar a maioria das ameaças, sendo assim, os mais recomendados.

Fonte:  https://www.tecmundo.com.br/roteador/4807-saiba-que-caracteristicas-levar-em-consideracao-na-hora-de-comprar-um-roteador.htm